domingo, 25 de outubro de 2015

Enem: candidato que diz ter acertado 75 questões perde 2º dia de prova

Foto: Divulgação
O candidato adventista Diego Lobato, 21 anos, não realizou as provas do 2º dia do Enem 2015 neste domingo (25). Ele esqueceu a carteira de identidade em casa. O candidato ainda pediu que um familiar levasse o documento, mas como os portões fecharam ao meio dia, ele teve que deixar o local de prova, o Instituto de Educação Antonino Freire. O rapaz comentou ainda o prejuízo que sofrem os candidatos adventistas (sabatistas) por terem que esperar até as 18h no primeiro dia para fazer a prova.


"Ontem eu fiz uma prova muito boa. Acertei 75 de 90 questões. Eu estava muito feliz e hoje acontece uma desgraça dessas. Parece até ironia, mas eu ainda perguntei para a minha esposa que também está fazendo prova, se ela estava com a identidade dela. Como nós somos adventistas e precisamos trazer muita coisa por passar muitas horas no local de prova, eu só joguei a carteira na mochila. Acho que a identidade deve ter caído", lamentou.

Apesar do bom resultado, conferido por meio de um gabarito ainda não oficial, o candidato lamenta a forma de como o exame é realizado e afirma que os candidatos adventistas são prejudicados.

"Nós passamos horas dentro de uma sala e muitas vezes nem podemos conversar. Realizamos o exame com o psicológico abalado. Não custava nada que a prova fosse feita no domingo e na segunda, todos fariam a prova de forma igual. É muito injusto dessa forma", disse.

Diego estava fazendo o Enem pela segunda vez e conta que pretendia cursar arquitetura. "Eu não sei nem se farei a prova ano que vem, acho que foi meu último ano. Depois dessa não sei se quero tentar novamente", disse.

No Piauí, 1.111 candidatos sabatistas se inscreveram no Enem. De acordo com a religião, os adventistas guardam os sábados para orações e não podem exercer determinadas atividades antes das 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário